A Lagoa do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar, será palco nos dias 16 e 17 de agosto de um evento dedicado à promoção das raças autóctones e ao modo de vida rural, o “Fim de Semana do Maronês, da Bravia e do Mundo Rural”. A iniciativa promete reunir produtores, criadores, especialistas e visitantes em torno da valorização do mundo rural, com destaque para as raças Maronesa e Caprina Bravia.
O evento arranca no sábado, dia 16, com o III Concurso Pecuário do Alvão, que terá início às 9h30 com uma sessão de abertura e uma mesa-redonda dedicada ao tema “Raça Maronesa, que futuro?”. Às 11h00 tem início o concurso pecuário da raça Maronesa, seguindo-se a entrega de prémios às 14h00. A tarde prossegue com uma garraiada às 15h00 e uma chega de bois às 17h00, atividades tradicionais que prometem animar o público.
No domingo, dia 17, é a vez da raça caprina Bravia estar em destaque, com o XVIII Concurso Nacional de Cabra Bravia. A admissão dos animais ao concurso acontece entre as 8h00 e as 9h30, com o início das avaliações marcado para as 10h00. Às 14h00 realiza-se a mesa-redonda “A Cabra Bravia na Atualidade”, seguida da entrega de prémios às 15h30.
O programa encerra com a II Corrida de Cavalos – Passo Travado, às 15h00, uma competição que atrai entusiastas e curiosos, culminando com a entrega de prémios às 18h00.
Organizado pela Coopaguiarense, com o apoio do Município de Vila Pouca de Aguiar e várias entidades ligadas à pecuária nacional, este evento é uma celebração da identidade rural e da importância das raças portuguesas no desenvolvimento sustentável do interior.
O fim de semana promete não só promover a economia local, como também reforçar a ligação entre as comunidades e as suas tradições agrícolas e pecuárias.
Jornalista: Vitória Botelho