O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em São Cibrão, no concelho de Vila Real, e que rapidamente se estendeu ao município vizinho de Sabrosa, permanece ativo este domingo, ainda que com cerca de 80% do perímetro controlado. O combate ao fogo mobiliza esta manhã 294 operacionais, apoiados por 102 veículos e reforços aéreos, num esforço conjunto para extinguir os pontos mais críticos e de difícil acesso.

Durante a noite, o trabalho das equipas no terreno foi considerado eficaz, beneficiando do apoio de quatro máquinas de rasto que contribuíram para consolidar o controlo das chamas ao longo do perímetro. No entanto, persiste uma frente ativa com intensidade média, localizada numa zona de difícil acesso, o que, aliado à subida das temperaturas prevista para este domingo, aumenta a preocupação entre os responsáveis pela operação.

Em São Martinho de Anta, por precaução, 19 utentes de um lar de idosos foram retirados no sábado, tendo regressado à instituição esta manhã, após melhorias nas condições de segurança. O fogo aproximou-se ainda de outras localidades como Anta e Garganta, tendo provocado danos em áreas de mato, pinhal, eucaliptal e em algumas quintas de habitação. A estrada entre Garganta e São Martinho de Anta permanece cortada devido à queda de postes e cabos da rede telefónica, que também foram consumidos pelas chamas.

As autoridades esperam beneficiar das condições mais favoráveis da manhã, marcadas por menor intensidade de vento, para avançar com a consolidação do controlo do incêndio. No entanto, as previsões meteorológicas apontam para um dia extremamente quente, o que poderá influenciar o comportamento do fogo e dificultar os esforços de extinção.

Este é o segundo grande incêndio a atingir o concelho de Sabrosa num curto espaço de tempo. Há cerca de duas semanas, outro fogo destruiu aproximadamente 600 hectares na zona de Souto Maior. Paralelamente, dois outros incêndios estão ativos no concelho de Vila Real, exigindo a redistribuição de meios e dificultando o combate simultâneo em várias frentes.

Face ao elevado risco de incêndio, Portugal continental encontra-se em situação de alerta até quinta-feira, uma medida anunciada pelo Governo no sábado, em resposta às previsões de condições meteorológicas adversas. As causas do incêndio em Sabrosa estão a ser investigadas pelas autoridades.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINEM COMEMORA 44 ANOS DE DEDICAÇÃO À EMERGÊNCIA MÉDICA E SALVAMENTO DE VIDAS
Próximo artigoEMIGRAÇÃO PORTUGUESA MANTÉM-SE NOS 70 MIL POR ANO, COM SUÍÇA COMO DESTINO NA FRENTE