O Parque Natural do Alvão volta a ser palco de um incêndio na noite desta segunda-feira, 25 de agosto, em Mondrões – Quintelas, concelho de Vila Real. O fogo, de natureza florestal em mato, foi detetado pelas 20h46 e rapidamente mobilizou meios de combate.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 21h14 o incêndio encontrava-se em curso, estando a ser combatido por 68 operacionais, apoiados por 18 viaturas terrestres. Até ao momento, não foram acionados meios aéreos.
As condições meteorológicas no local registavam-se, à hora da ocorrência, 18,2ºC de temperatura, humidade de 53% e vento de 8,7 km/h de oeste, com céu pouco nublado, fatores que podem influenciar a propagação do fogo.
Este verão, o distrito de Vila Real tem sido fortemente atingido pelos incêndios, com destaque para o Alvão, onde já se verificaram danos irreparáveis na vegetação e no ecossistema. A sucessiva reativação de fogos na área preocupa a população e autoridades locais.
Recorde-se que ontem, domingo (24), também se registou um incêndio em Sabrosa, reforçando o cenário de pressão constante sobre o território transmontano devido às chamas.
Jornalista: Vitória Botelho