A Forneria, restaurante nascido em Vila Real, voltou a colocar o nome da cidade, e de Portugal, no mapa gastronómico mundial ao alcançar distinções de topo no Campionato Mondiale Pizza DOC, realizado em Paestum, Itália. Juntamente com a Pizzaria Donatello, também de Vila Real, a equipa representou a região com resultados de excelência naquele que é considerado um dos mais prestigiados eventos internacionais dedicados à arte da pizza.
Da competição, que reuniu alguns dos mais talentosos pizzaiolos do planeta, a Forneria regressou com classificações que reforçam o seu estatuto de referência no setor:
- 1.º lugar português e 4.º lugar mundial na categoria Marca de Pizzaria Nacional/Internacional;
- 1.º lugar português e 23.º lugar mundial na categoria Pizza Gourmet;
- 9.º lugar português e Top 100 mundial na categoria Pizza Clássica;
Mais do que prémios, a equipa trouxe “união, trabalho de equipa e resultados incríveis que nos orgulham e enchem a nossa alma”, reforçando o compromisso de representar Portugal ao mais alto nível, lado a lado com a comunidade internacional do Grupos de Amigos Pizzaiuolos.
Fundada em 2014 pelos irmãos Paulo, Paula e Tico, a Forneria nasceu com um conceito diferenciador que combina inovação, produtos de excelência e a autenticidade do forno a lenha. As Pizzas Napolitanas e, sobretudo, as emblemáticas Francesinhas em Forno de Lenha, entre as quais se destaca a mítica Putanesca, rapidamente transformaram o espaço num “caso de estudo” na restauração regional.
Mas a ambição sempre foi maior. Com uma gestão inovadora e uma visão que abrange não só o produto, mas toda a experiência gastronómica, a Forneria tornou-se um espaço cultural distinto. A Beer Zone e a coleção de arte veneziana e napolitana são hoje marcas identitárias do restaurante, transformando cada visita num “alamanque de sabores”, estética e tradição.
Com casa-mãe em Vila Real e uma agenda de reservas constantemente esgotada, a Forneria expandiu recentemente o seu conceito para Lisboa, em Campo de Ourique, levando o design, o sabor e a alma transmontana até à capital.
Do coração de Vila Real para os pódios mundiais, a Forneria reafirma-se como uma das grandes representantes portuguesas na gastronomia internacional, e e fá-lo sem nunca perder as suas raízes.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















