A Galeria d’Artes do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa recebe, entre 29 de janeiro e 05 de abril, a exposição “O Gesto como Princípio – Manuel Cargaleiro”, dedicada a um dos maiores nomes da arte portuguesa dos séculos XX e XXI, com inauguração marcada para dia 29 de janeiro, às 17h00.

Organizada pelo Município de Vila Nova de Foz Côa em parceria com a Fundação Manuel Cargaleiro, a exposição integra um programa de itinerância da coleção do artista, com o objetivo de aproximar a sua obra de novos públicos e territórios.

A proposta curatorial centra-se no gesto como elemento estruturante da linguagem artística de Manuel Cargaleiro, entendido como princípio estético e ético presente no desenho, na obra gráfica e na cerâmica. O percurso expositivo inicia-se com desenhos a tinta-da-china, segue pela obra gráfica, com destaque para serigrafias produzidas entre as décadas de 1970 e 2010, e inclui ainda peças cerâmicas e azulejos.

Apresentada num território marcado pela presença ancestral do gesto humano, a exposição estabelece um diálogo conceptual entre a obra e a paisagem de Foz Côa, sublinhando o gesto como expressão essencial da criação artística.

Manuel Cargaleiro faleceu em 2024, aos 97 anos. Em 2025, a Fundação que preserva o seu legado relançou a sua atividade com uma estratégia renovada, apostando na itinerância da coleção, em parcerias institucionais e no apoio à criação contemporânea, nomeadamente através dos Prémios Manuel Cargaleiro.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CM Vila Nova de Foz Côa

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorAUTARCAS DO BAIXO SABOR RETOMAM NEGOCIAÇÕES COM A MOVHERA PARA REVER FUNDO COMPENSATÓRIO DA BARRAGEM
Próximo artigoAUDITÓRIO LUÍS TEIXEIRA ULTRAPASSA OS 15 MIL UTILIZADORES EM 2025