Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, foi eleito esta terça-feira, 2 de dezembro, Presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N. A votação decorreu no Cine-Teatro de Amarante e decorreu sem oposição.

No discurso após a eleição, o autarca destacou o peso institucional da nova responsabilidade, sublinhando que “a responsabilidade que me conferem é grande — e é coletiva”. Para Francisco Lopes, a diversidade do Norte não impede a sua coesão estratégica, afirmando que a região “é diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar”.

O novo presidente realçou ainda o papel do Conselho Regional como “uma força representativa da Região”, capaz de influenciar políticas públicas e de definir prioridades estruturantes para o território.

Defendendo uma maior autonomia regional, Francisco Lopes considerou essencial que o Estado avance na descentralização: “O potencial do Norte só se concretiza com verdadeiro poder de decisão regional”, afirmou, reforçando que a transferência de competências deve ser acompanhada pelos recursos necessários. O autarca garantiu que trabalhará para que a região “continue a afirmar-se” no panorama nacional.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
banner canal n
Artigo anteriorVÍDEO: 50 ANOS DE ENSINO SUPERIOR EM TRÁS-OS-MONTES: A MARCA QUE TRANSFORMOU A EDUCAÇÃO NA REGIÃO
Próximo artigoFALECEU O COMENDADOR TITO MAGALHÃES GOMES, FIGURA EMBLEMÁTICA DE VILA REAL