Uma semana após o incêndio que devastou o concelho de Freixo de Espada à Cinta, o balanço é já pesado: 246 lesados identificados, mais de 850 hectares de área agrícola ardida e prejuízos que ascendem a 3.767.831,00 euros. De acordo com um comunicado emitido pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, até às 12h30 do dia 22 de agosto, foram registadas perdas significativas nas culturas do olival, vinha e amendoal, além de danos em sistemas de rega, pastagens e apiários, com 1.172 colmeias destruídas. “Estes números surgem no âmbito das medidas tomadas prontamente pela Autarquia, que se antecipou ao Governo e começou desde logo a realizar a avaliação e levantamento dos prejuízos associados à ocorrência deste incêndio”, lê-se no comunicado da autarquia.

A ação rápida da Câmara Municipal permitiu reunir dados concretos para levar às instâncias governamentais. Na reunião realizada a 21 de agosto em Sernancelhe, com 27 autarcas das regiões afetadas, marcaram presença os ministros José Manuel Fernandes (Agricultura) e Miguel Castro Almeida (Coesão Territorial). O município de Freixo de Espada à Cinta foi representado pelo presidente da câmara, Nuno Ferreira, que levou um conjunto de reivindicações ao Governo. “Nuno Ferreira fez um conjunto de reivindicações ao Governo que espera que venham a ser ouvidas, para que ninguém fique por compensar pelos prejuízos causados por este grande incêndio que destruiu hectares de terreno e queimou o trabalho de uma vida a centenas de produtores/agricultores do concelho.”

Um dos compromissos assumidos na reunião foi que os lesados com prejuízos até 10.000€ serão ressarcidos no prazo de 10 dias. O processo de submissão das candidaturas aos apoios estatais arranca já no dia 25 de agosto, e a autarquia garante estar pronta para iniciar de imediato os procedimentos. “A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (…) está em condições de, a partir de segunda-feira (25/08), iniciar o processo de submissão de candidaturas, com o objetivo de acelerar o processo dos lesados registados até à data de hoje (22/08).”

O Gabinete de Apoio ao Agricultor manter-se-á ativo, dando suporte a todos os lesados no processo de levantamento e candidatura a apoios. Entretanto, a Câmara já tomou medidas de emergência para garantir alimento ao efetivo pecuário. Começaram a chegar ao concelho os primeiros camiões de feno, e a distribuição pelas explorações afetadas teve início esta sexta-feira (22/08). Está prevista a entrega de 43 toneladas de feno ao longo de dois dias. “Uma medida urgente que visa garantir alimento aos animais e apoiar no imediato os produtores”, destaca o comunicado.

A autarquia reafirma o seu compromisso de acompanhar de perto todo o processo de apoio e compensação, garantindo que nenhum lesado ficará esquecido. “A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta está empenhada e continuará a trabalhar para defender os interesses da população (…), garantindo que ninguém fique prejudicado e todos sejam ressarcidos pelos danos sofridos.”

Para mais informações ou apoio, os produtores afetados podem continuar a recorrer ao Gabinete de Apoio ao Agricultor, disponível para prestar assistência e acelerar os processos de candidatura.

Jornalista: Vitória Botelho

Fotos: CM Freixo de Espada à Cinta

Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorVILA FLOR APOIA AGRICULTORES E APICULTORES AFETADOS PELOS INCÊNDIOS
Próximo artigoMOGADOURO GARANTE APOIO AOS AFETADOS PELOS INCÊNDIOS