São três medidas que pretendem combater a desertificação e fixar os jovens no concelho através da educação, divulgou a autarquia.

O município de Freixo de Espada à Cinta vai implementar, pela primeira vez, apoios para captação/atração de alunos do concelho, assim como de fora da região.

Os incentivos monetários são de 250, 1000 e 5000 euros. O primeiro, será atribuído a todos os alunos que, não residindo nem sendo oriundos do concelho, venham a frequentar o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta.

Já o segundo, destina-se a todos os alunos residentes e/ou oriundos do concelho que se inscrevam e frequentem igualmente o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta.

Por fim, o terceiro e o maior apoio finceiro é para as empresas do concelho de Freixo de Espada à Cinta que contratem, por um período mínimo de três anos, os alunos que frequentem e concluam o Ensino Secundário em Freixo de Espada à Cinta.

Na mesma nota, a autarquia explicou o porquê de avançar com os incentivos. “Com estas medidas, o Executivo Autárquico prossegue a sua política de incentivo à fixação de jovens no concelho de Freixo de Espada à Cinta, rejuvenescendo-o e criando condições para que aí possam ficar a trabalhar, como mão-de-obra qualificada, nas empresas do concelho”, concluiu.

Recorde-se que, será a partir do próximo ano letivo que Freixo de Espada à Cinta passará a dispor de Ensino Secundário Profissional. No concelho só era possível estudar até ao 9º ano, obrigando os jovens a sair de casa e da terra natal.

São três cursos de ensino secundário profissional (nível IV) que arrancam já em setembro e destinam-se a jovens que possuam o 9º ano completo, que poderão optar por três cursos profissionais: Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria, Técnico(a) de Turismo e Técnico(a) de Vitivinicultura. Sendo que, uma destas opções dá acesso ao ensino superior.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: David Arquimbau/Reuters

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorHOMEM GRAVEMENTE FERIDO APÓS CAIR DE ALTURA DE TRÊS METROS EM BRAGANÇA
Próximo artigoHOMEM SOFRE QUEIMADURAS GRAVES DURANTE TRABALHO EM LINHA ELÉTRICA NO CONCELHO DE MOGADOURO