O tempo vai manter-se instável este sábado, 10 de janeiro, no Norte de Portugal, com céu muito nublado, temperaturas em ligeira descida e possibilidade de precipitação fraca ao longo do dia, de acordo com a previsão meteorológica do IPMA.
Nas regiões do Norte, são esperados aguaceiros fracos e dispersos, que poderão ocorrer sob a forma de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude durante a manhã. Ao longo do dia, a cota de neve deverá subir gradualmente, ficando restringida aos pontos mais elevados da Serra da Estrela. A partir do final da tarde, a precipitação tenderá a transformar-se em chuva fraca ou chuvisco, sobretudo nas zonas litorais do Norte.
No Norte, a nebulosidade será persistente, contribuindo para um ambiente frio e húmido. O vento soprará fraco de oeste a noroeste, tornando-se moderado nas terras altas, com rajadas entre os 25 e os 35 km/h até meio da manhã e novamente ao final do dia. A partir do fim da tarde, o vento deverá rodar gradualmente para sul/sudoeste, especialmente no litoral norte.
Há ainda a registar a possibilidade de neblina ou nevoeiro durante a manhã em alguns locais do interior norte, bem como a formação de gelo, sobretudo no nordeste transmontano, devido à descida das temperaturas mínimas.
No geral, este sábado será marcado por uma pequena descida da temperatura, mais acentuada durante a noite e madrugada, exigindo cuidados acrescidos na circulação rodoviária nas zonas mais frias e elevadas da região Norte.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















