A propósito do Dia Mundial da Pneumonia, que será assinalado no dia 12 de novembro, a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) defende o alargamento a toda a população da comparticipação das vacinas pneumocócicas.

A fundação lembra que a pneumonia é uma doença grave e reforça a urgência da equidade no acesso à prevenção. Em comunicado, apela “à subida do escalão da comparticipação de todas as vacinas antipneumocócicas, à extensão da sua gratuitidade a todos os doentes com doenças respiratórias crónicas e a todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos”.

Segundo a mesma nota, o Serviço Nacional de Saúde conta com 110 internamentos diários e uma média de 15 mortes por dia (um óbito a cada 93 minutos).

“Por uma questão de equidade – mesmo com a comparticipação, o acesso à vacinação é muitas vezes travado por constrangimentos económicos – defendemos a alteração de algumas medidas no que à prevenção da Pneumonia diz respeito”, explicou presidente da FPP, José Alves.

Nomeadamente “a subida do escalão da comparticipação da vacina antipneumocócica, incluindo a vacina mais recente, e nos casos em que já há gratuitidade se incluam todas as pessoas com doenças respiratórias crónicas e com idade igual ou superior a 65 anos”, continua.

jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n