Quatro instituições de ensino superior do Norte de Portugal, entre elas o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e três de Espanha deverão assinar nos próximos meses o protocolo para entrar em funcionamento o “Laboratório Ibérico dos Alimentos”.


Os representantes do Instituo Politécnico de Bragança (IPB), da Universidade de Vigo e do Laboratório Ibérico Internancional de Nanotecnologia de Braga estiveram reunidos, na passada quinta-feira, em Bragança para definir alguns pontos do acordo que vai permitir o trabalho em rede.

“A área do agro-alimentar é muito importante do ponto de vista do desenvolvimento nas zonas de fronteira. Estas instituições já têm grandes parcerias no agro-alimentar, agora vão ter de fazer este trabalho de acordo, para definir que recursos humanos vão imputar, que infraestruturas, o que é cada um deles vai colocar, definir a agenda científica e tecnológica”, salientou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.


Segundo Lilian Barros, do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o laboratório surge devido à colaboração que já se pratica entre os vários centros de investigação do norte do país, Galiza e Castela e Leão. O objetivo é que a investigação funcione em rede de forma a evitar a repetição de pesquisas e procedimentos.


“Se trabalharmos em rede e conseguirmos aproveitar as valências que têm todos os grupos de investigação como do Norte de Portugal, como destas regiões Espanha conseguimos evoluir mais. Não estarmos a fazer aqui um ensaio no IPB e em Galiza ou Castela e Leão repetirem o mesmo, se juntarmos forças e trabalharmos em rede vamos conseguir evoluir muito mais do que estarmos a trabalhar de forma mais isolada para chegar a este produto”, referiu.

“Este projeto ou o próprio centro de investigação que se está a criar na província de Carceres ligado à área de energia, incorpora também importante desenvolvimento da indústria e este é o objetivo. São projetos que vão ajudar a dinamizar e a desenvolver o interesse das empresas por todo o território da raia que é tão extenso”, concluiu o Secretário Geral para o Desafio Demográfico de Espanha, Francesc Boya Alós.


O projeto faz parte da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfonteiriço entre Portugal e Espanha.

Jornalista: Inês Carvalho

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n