A primeira exposição do Coletivo de Artistas Transmontanos fora da sua sede, em Mirandela, está agendada para o próximo sábado na galeria MOMENT1, no PORTO, onde o coração transmontano “vai pulsar para fora do seu peito”, refere a nota enviada às redações.

Este pequeno grupo de artistas expõe a sua arte “dentro da sua própria identidade revelando várias dimensões de si próprios e das suas raízes do interior transmontano”.

A galeria MOMENT1 é o projeto cultural da SUBRISUS, uma clínica localizada na Avenida de Fernão de Magalhães (Porto), que junta cultura e saúde num só espaço. Porque a cultura também é saúde, foi lançado em Setembro de 2022 o MOMENT1: um projeto artístico que todos os meses transforma os espaços da clínica numa galeria de arte.

Obras de arte, que tomam forma através das mais diversas manifestações artísticas, têm nas paredes e recantos desta clínica dentária um espaço para se mostrarem e um público para as admirar.

Recorde-se que o Coletivo de Artistas Transmontanos, que surgiu em Junho de 2022, é um novo movimento artístico no coração transmontano com cerca de 80 membros que já regista quatro eventos na cidade de Mirandela.

Ana Morais, ou “Anita dos 7 Ofícios”, a fundadora e a impulsionadora do projeto, adianta que “é com a participação ativa e parcerias dos artistas e de outros locais que as iniciativas se desenvolvem” e sublinha que o Coletivo de Artistas Transmontanos surge da “necessidade de criação de plataformas de divulgação do que melhor se faz no interior transmontano artisticamente é aliada ao contributo à comunidade através da criação de momentos de convívio culturais abertos a todo o público em locais inusitados”.

Para além disso, explica Ana Morais, o coletivo “é um facilitador de oportunidades aos artistas membros e convidados transmontanos para a participação em iniciativas com várias vertentes criativas, desde a fotografia, escultura, comunicação visual, música, pintura, escrita, entre outros, – respeitando a sua identidade artística e com o objetivo de promover a igualdade de oportunidade para destacar artistas de origem transmontana em qualquer estatuto, emergentes ou estabelecidos”.

Ana Morais faz questão de ressalvar que o Coletivo de Artistas Transmontanos, “de momento, não é financiado, é apartidário e é constituído pela boa vontade de todos os artistas envolvidos, bem como algumas parcerias e promove também ação solidária associando-se a instituições presentes na comunidade”.

Nesta exposição que vai ser inaugurada, no sábado, terá trabalhos de vários artistas transmontanos:

Ana Morais – fotografia

Bruna Costa – texto

Eduardo Cunha – fotografia

Maria Maruja – pintura

Mariana Luz – design gráfico

Martim Sanhudo – escultura + pintura

Lara Ribeirinha – fotografia + concerto de inauguração

Raquel Henriques – design floral

Rui Saraiva – fotografia

Tiago Esteves – fotografia

Jornalista: Fernando Pires

Foto: André Gomes

Slider