Quase 23 mil jovens até aos 35 anos recorreram à garantia pública do Estado para conseguir comprar a primeira casa. Segundo o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, durante uma audição no Parlamento, esta medida, criada para facilitar o acesso dos jovens à habitação própria permanente, tem tido um maior impacto nas regiões do interior do país.

De acordo com o governante, os cerca de 22.900 contratos celebrados concentram-se sobretudo no Alentejo, Beira Baixa, Lezíria do Tejo, Trás-os-Montes e Beiras, territórios onde os preços das habitações são, em média, mais baixos do que nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

Apesar de existirem situações pontuais de dificuldades no pagamento das prestações, o nível de incumprimento é considerado residual. Até ao momento, registou-se apenas um caso em que foi necessário ativar a garantia do Estado. Nesse processo, a Caixa Geral de Depósitos solicitou o ressarcimento de cerca de 25 mil euros, tendo os restantes casos sido resolvidos diretamente entre os bancos e os clientes.

No total, mais de 70 mil jovens já beneficiaram também da isenção de IMT e de imposto do selo na compra da primeira habitação, um número bastante superior ao dos que recorreram à garantia pública.

O ministro das Finanças adiantou ainda que o Governo reforçou recentemente o valor disponível para esta garantia em mais 350 milhões de euros, somando-se aos 1,2 mil milhões inicialmente previstos. O Banco CTT e a Caixa Geral de Depósitos foram as instituições que solicitaram reforço de plafond, tendo o banco público recebido um aumento de 250 milhões de euros.

Questionado sobre a possibilidade de a garantia pública estar a contribuir para a subida dos preços das casas, Joaquim Miranda Sarmento rejeitou essa ligação, contrariando conclusões de um estudo do ISCTE. Para o ministro, o principal problema do mercado imobiliário continua a ser a escassez de oferta habitacional, e não as medidas de apoio aos jovens compradores.

Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorDETIDOS EM VILA REAL SUSPEITOS DE MATAR MULHER NO BRASIL
Próximo artigoPORTUGUESA CAROLINA PEDREIRA ELEITA MELHOR JOVEM DO FUTSAL MUNDIAL