A 27 de Setembro de 1949, a cidade de Chaves viu nascer o que hoje é o emblema mais representativo da região de Trás-os-Montes. O clube levou a cabo, durante estes últimos dias, uma série de acções para assinalar a data.
O Grupo Desportivo de Chaves, “nasceu” á 76 anos, resultado da fusão entre duas equipas da cidade, Flávia Sport Clube e Atlético Clube Flaviense. Um projeto desportivo que rapidamente conquistou o coração dos flavienses, e que ao longo de décadas, construiu uma identidade própria no futebol português.
Apesar de ter vivido grande parte da sua história nos escalões secundários, o GD Chaves conseguiu momentos de verdadeiro destaque. Na época 84/85, após ter conseguido vencer a liguilha de acesso á 1ª Divisão, os flavienses conquistaram pela primeira vez, a presença no escalo maior do futebol nacional.
Entre a presença nas competições europeias, e a disputa da final da Taça de Portugal, aos dias de hoje, o GD Chaves, mantém-se como umas das referências futebolísticas do interior norte, carregando consigo a paixão de um cidade e de uma região inteira.
Orgulhoso da sua história, o clube continua a lutar por escrever novos capítulos de glória, e no ano que completa também 40 anos da primeira subida á primeira divisão, o foco passa por colocar novamente o emblema flaviense no patamar maior do futebol português.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto: GD Chaves