As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), previstas para este mês e realizadas em formato digital, foram adiadas para abril, na sequência do temporal que atingiu várias regiões do país e causou danos em escolas e infraestruturas essenciais.

A alteração do calendário foi comunicada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) numa nota enviada aos estabelecimentos de ensino, segundo a Agência Lusa.

No documento, o MECI justifica a decisão com o impacto da situação vivida nas últimas semanas, sublinhando que “a situação de calamidade que recentemente atingiu várias zonas do país causou danos nas infraestruturas escolares, nas comunicações e na rede elétrica”, o que obrigou a “reorganização temporária dos espaços escolares”.

O ministério destaca ainda que os efeitos das intempéries vão além dos prejuízos materiais, referindo o “elevado impacto” na vida de alunos, famílias e profissionais da Educação. Segundo a nota, este contexto “exige tempo para ser ultrapassado”, permitindo que as comunidades escolares possam “cuidar do seu bem-estar e retomar a normalidade”.

As provas ModA destinam-se aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos e integram o processo de monitorização do desempenho escolar, sendo realizadas através de plataformas digitais. O novo calendário deverá ser aplicado de forma uniforme, garantindo condições de acesso e estabilidade técnica nas escolas.

Jornalista: Vitória Botelho com LUSA

foto: DR

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorMUNICÍPIO DE TABUAÇO MANTÉM EQUIPAS NO TERRENO PARA RESPONDER A OCORRÊNCIAS PROVOCADAS PELO MAU TEMPO
Próximo artigoDOCENTE DA EsACT-IPB DISTINGUIDA COM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL