O pagamento da segunda prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), inicialmente previsto para o final de agosto, vai ser adiado nas regiões atingidas pelos incêndios rurais. A decisão foi oficializada através de um decreto-lei publicado este domingo em Diário da República, que estabelece um conjunto de medidas de apoio e mitigação para as áreas afetadas.

Embora o Código do IMI obrigue ao pagamento da segunda tranche do imposto até 31 de agosto, sempre que o valor total exceda os 500 euros, o Executivo optou por flexibilizar os prazos para os contribuintes residentes nas zonas mais afetadas pelos fogos.
Segundo o diploma, os prazos para o cumprimento das obrigações fiscais e contributivas podem ser alargados “excecionalmente”, mediante despacho do Ministério das Finanças ou da Segurança Social, consoante a natureza da obrigação. Esta medida inclui explicitamente o pagamento do IMI.

A nova data limite para a liquidação do imposto será fixada por despacho das Finanças, aguardando-se agora a definição concreta das freguesias abrangidas, que será feita através de uma resolução do Conselho de Ministros ainda por publicar.
Com esta decisão, o Governo pretende aliviar a pressão fiscal sobre os contribuintes diretamente impactados pelos incêndios, reconhecendo as dificuldades adicionais que enfrentam neste período.

A Redação,

IMG_9798
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorCONCURSO PECUÁRIO DA RAÇA MARONESA DECORREU NO BILHÓ COM GRANDE ADESÃO
Próximo artigoMIRANDELA: ESACT-IPB RECEBE 179 NOVOS ESTUDANTES NA 1.ª FASE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR