O Governo vai aprovar, esta quinta-feira, as regras para a disponibilização de 100 milhões de euros. O anúncio foi feito pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Cem milhões de euros vão cobrir os prejuízos imediatos causados pelos incêndios deste mês. O montante será gerido pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR), para que estas tenham capacidade financeira para suportar as despesas mais urgentes até ao final do ano.

O Governo decidiu adiantar 100 milhões do Orçamento do Estado deste ano para cobrir as despesas imediatas provocadas pelos incêndios, visto que a reprogramação dos fundos de coesão ainda vai demorar, por de ser ainda negociada com Bruxelas, para que Portugal possa alocar 500 milhões de euros à mitigação do impacto dos incêndios de setembro.

Em declarações à RTP3, Castro Almeida explicou que “é para satisfazer as necessidades urgentes, porque há pessoas e empresas à espera e animais que precisam de comida [porque os campos de feno arderam] e é preciso ter dinheiro para comprá-la. As despesas urgentes vão ser satisfeitas com este dinheiro”.

O ministro Adjunto e da Coesão Territorial alerta que a reprogramação “vai obrigar a uma tramitação interna violenta entre Bruxelas e o Conselho, porque vai ser preciso alterar regulamentos, o que é uma coisa complexa que ainda vai demorar algum tempo”.

Os 100 milhões de euros, cujas regras de atribuição será definidas em decreto-lei a aprovar esta quinta-feira em Conselho de Ministros, chegarão “em 15 dias a três semanas” a pessoas, a empresas, a municípios para reparar infraestruturas públicas e a bombeiros.

Recorde-se que os fogos de setembro afetaram 69 municípios, mas os piores cenários foram registados em Baião, Vila Pouca de Aguiar, Gondomar, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga.

Jornalista: Rita Teixeira

Design sem nome (5)
IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorVÍDEO: “A PARTE QUE ME FASCINA SÃO AS PESSOAS E FOI ISSO QUE ME TROUXE À FARMÁCIA”
Próximo artigoLINHA AÉREA TRANSMONTANA INTERROMPIDA POR DÍVIDA DO ESTADO