O Governo anunciou um aumento excecional de 25% na compensação diária atribuída aos bombeiros voluntários integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025.
A medida, apresentada esta quinta-feira pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, durante uma visita aos Bombeiros Voluntários de Serpins, pretende reconhecer o papel destes operacionais no combate aos grandes incêndios do verão.
O reforço financeiro aplica-se ao período entre 26 de julho e 27 de agosto, bem como aos 15 dias subsequentes, abrangendo todos os voluntários que participaram nas operações nas zonas definidas pelo Conselho de Ministros.
De acordo com o executivo, a ANEPC já recebeu instruções para calcular os montantes devidos e assegurar a transferência rápida dos apoios para as associações humanitárias.
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna sublinha que os bombeiros voluntários são a “espinha dorsal da Proteção Civil”, destacando a coragem, resiliência e dedicação destes operacionais.
A Redação,
Fotos: DR