O Governo oficializou o financiamento da nova Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa, com uma verba anual até 500 mil euros e sede em Miranda do Douro. O organismo vai implementar um plano de ações para garantir o futuro da segunda língua oficial de Portugal.

Depois da criação da estrutura de missão, o Conselho de Ministros aprovou agora a Resolução n.º 66/2025, que formaliza o funcionamento e o financiamento da Estrutura de Missão para a Promoção da Língua Mirandesa (EMPLM). 

Com sede na Casa dos Magistrados, em Miranda do Douro, a nova entidade passa a contar com um orçamento de até 500 mil euros por ano, garantindo recursos para a preservação e promoção do mirandês até, pelo menos, 2029.

Além da promoção da língua nas escolas e na comunidade, o plano prevê também a criação de uma Bolsa de Professores de Língua Mirandesa, a certificação de competências linguísticas, a produção de conteúdos audiovisuais e literários em mirandês, e a dinamização de projetos-piloto para o ensino a adultos.

A direção da EMPLM será composta por um comissário e dois subcomissários, sob tutela do Ministério da Cultura, e contará com o apoio de um conselho consultivo com representantes de várias entidades académicas e culturais. A medida visa reforçar a salvaguarda do mirandês, considerado um património cultural ameaçado e com risco de extinção nas próximas décadas.

O Governo garante assim meios financeiros e operacionais para executar um plano estratégico de preservação da segunda língua oficial de Portugal, reconhecida desde 1999.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N / Arquivo

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n