O Governo anunciou que irá conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública nos dias 24, 26 e 31 de dezembro. A medida, confirmada em despacho assinado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, prevê um dia adicional em relação ao habitual, devido à coincidência do dia 26, véspera de São Estêvão, numa sexta-feira em 2025.
Segundo o despacho, a decisão decorre da “prática habitual de deslocação de muitas pessoas para fora das suas residências no período de Natal e de Ano Novo, com vista à realização de reuniões familiares”. A tolerância de ponto aplica-se aos trabalhadores dos serviços da administração direta do Estado, tanto centrais como desconcentrados, e aos institutos públicos.
No entanto, estão excluídos os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam permanecer em funcionamento. Nestes casos, os dirigentes máximos devem organizar a dispensa do dever de assiduidade em datas alternativas, garantindo, simultaneamente, a continuidade e qualidade do serviço público.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















