O Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) apresentou um voto de pesar na Assembleia da República pelo falecimento de Adolfo Augusto dos Santos, de 65 anos, natural de Contins, que perdeu a vida no dia 19 de agosto durante o combate a um incêndio florestal no concelho de Mirandela.
Adolfo Santos, que entre 2003 e 2007 trabalhou na Câmara Municipal de Mirandela, era conhecido pela sua forte ligação à comunidade. De acordo com o voto apresentado, a sua morte ocorreu “em circunstâncias trágicas, quando, de forma voluntária e empenhada, prestava auxílio no combate às chamas, tendo sido vítima de um acidente com a máquina de rasto que manobrava para criar uma faixa de contenção ao fogo.”
O documento sublinha que o seu desaparecimento representa “uma perda sentida para a família, amigos e comunidade onde residia, mas também para todos os que reconhecem o valor da solidariedade, da entreajuda e da coragem demonstrada em momentos de grande adversidade.”
O PS destacou ainda o exemplo de entrega e altruísmo de Adolfo Santos, num contexto em que o país continua a enfrentar sucessivos incêndios de grandes dimensões. “Neste tempo em que os incêndios têm imposto dor e sofrimento às populações e exigido esforços sobre-humanos a tantos homens e mulheres, importa sublinhar o exemplo de altruísmo e dedicação de Adolfo Augusto dos Santos”, pode ler-se no voto.
Mesmo sem exercer funções oficiais, Adolfo Santos não hesitou em colocar-se na linha da frente para defender a sua terra. “Pagando com a própria vida o gesto de generosidade”, afirma o texto aprovado pelos deputados socialistas.
A Assembleia da República expressou ainda “o seu profundo pesar à família e amigos de Adolfo Augusto dos Santos, bem como à comunidade de Contins e de todo o concelho de Mirandela”, enaltecendo “a memória de um homem cuja coragem e entrega ficam como exemplo de cidadania e solidariedade.”
O voto aguarda agora a votação em plenário, podendo vir a ser subscrito por outras bancadas parlamentares.
Jornalista: Vitória Botelho