Anunciada a 9 de outubro, um dia antes de ser entregue a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (10 de outubro), a Frente Comum convocou uma greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública. Em Bragança a adesão ronda os 90%, sendo que são vários os estabelecimentos do distrito que se encontram de portas fechadas.

São vários os sectores influenciados pela greve, nomeadamente escolas, autarquias, segurança social, hospitais e centros de saúde.

A greve desta sexta-feira deixou vários estabelecimentos, com destaque especial para as escolas, sem funcionários que conseguissem assegurar o serviço.

A paralisação teve o seu começou às 0 horas desta sexta-feira, no entanto, nos regimes de turnos noturnos começou às 20 horas de quinta-feira.

O líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses fala numa “insatisfação generalizada dos trabalhadores da administração pública em relação aos aumentos salariais para o próximo ano”, avança o Público, sendo que a proposta “não satisfez nenhum trabalhador”.

Em causa está o aumento mínimo de 3% para a generalidade dos funcionários públicos e a base salarial do Estado subirá 6,8% para os 821,83 euros brutos mensais. Ainda assim, o Governo decidiu aumentar o valor pago pelo trabalho suplementar e acabar com os cortes nas ajudas de custo.

No entanto, estas propostas ficaram aquém das reivindicações da Frente Comum, que pede um aumento salarial não inferior a 15%, que corresponde, no mínimo, a 150 euros. Outras solicitações é a subida do salário mínimo para 920 já em janeiro de 2024 e do subsídio de refeição para 10,5 euros.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorCHAVES ALERTA PARA A PREVISÃO DA SUBIDA DO CAUDAL DO RIO TÂMEGA
Próximo artigoVETERANOS DO SC MIRANDELA MARCAM PRESENÇA NO TORNEIO DE FUTEBOL DE 7 EM PORTO SANTO