Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) alerta que quatro helicópteros podem ficar inoperacionais nos próximos dias, ou mesmo até final do ano. Um deles será o de Macedo de Cavaleiros.

De acordo com o sindicato, em causa está o esgotamento do volume de horas de trabalho disponíveis por cada piloto, que têm estado escalados por períodos mais longos do que é normal devido à falta de profissionais.

O jornal Observador adianta que os quatro helicópteros do INEM em risco estão baseados em Loulé, Viseu, Évora e Macedo de Cavaleiros.
Adiantando ainda que “dos 17 pilotos sindicalizados (de um total de 32 que operam os helicópteros), seis atingem o limite de horas anuais de voo esta quinta-feira e outros oito vão deixar de trabalhar a meio de dezembro pelo mesmo motivo”.

De referir que a legislação em vigor diz que um piloto de helicópteros de emergência médica fica legalmente impedido de voar assim que completar 1500 horas de voo num ano. Se o fizer, está sujeito a contraordenações.

Recorde-se que já no mês de novembro os pilotos fizeram greve, na altura queixando-se de não estarem a ser respeitados pela Avincis Aviation Portugal — empresa espanhola que detém o contrato de operação dos helicópteros de emergência médica do INEM— os tempos mínimos de descanso, assim como de excesso de trabalho e fadiga acumulada, para além de não terem um acordo de empresa que proteja os seus direitos.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798