Herminio Chaves Fernandes foi distinguido recentemente pelo Teatro de BALUGAS, no âmbito do Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular. A cerimónia de entrega dos galardões aconteceu no passado dia 7 de dezembro, em Barcelos.
Os prémios da edição de 2025 distinguiram várias personalidades e instituições, nomeadamente, Hermínio Chaves Fernandes, com o Prémio PALCO DE TERRA 2025 PERSONALIDADE (Norte de Portugal). O encenador foi acompanhado pelo Grupo de Teatro Fórum Boticas, que fez questão de estar presente e de partilhar este momento de merecido reconhecimento.
Os Prémios PALCO DE TERRA são os galardões do teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.
Hermínio Chaves Fernandes é encenador do Grupo de Teatro Fórum Boticas há cerca de 18 anos, sensivelmente desde que fixou residência em Boticas. Foi jornalista durante muitos anos, ator e encenador, em Lisboa, e esteve ligado a vários projetos de teatro, convivendo com muitos atores, encenadores, produtores conhecidos e reconhecidos da nossa praça.
Entre os projetos a que esteve ligado, destaca-se a sua forte e longa ligação com a Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Uma instituição privada de utilidade pública, fundada a 7 de Setembro de 1885 por 47 amadores de música e admiradores de Guilherme Cossoul, compositor e violoncelista português do século XIX e fundador dos bombeiros voluntários em Lisboa. Esta instituição cedo alargou a sua atividade a outras áreas de intervenção social e artística, tendo tido um papel impulsionador no teatro moderno português.
Jornalista: Edgar Pedreiro
Foto:DR



















