Hernâni Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, do Concelho de Montalegre e presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, marcou presença, esta manhã, na reunião do Conselho Nacional da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), onde deixou um alerta público para o aumento da sinistralidade rodoviária envolvendo veículos de emergência em missão de socorro.
Durante a sessão, que reuniu representantes de corpos de bombeiros de todo o país para debater diversos temas estruturantes do setor, o responsável transmontano manifestou preocupação com os vários acidentes de viação registados recentemente com viaturas de bombeiros, sublinhando que se trata de uma realidade que deve mobilizar toda a comunidade.
Segundo Hernâni Carvalho, os números registados nos últimos tempos são motivo de inquietação, sobretudo tendo em conta que estes veículos circulam frequentemente em vias complexas, com condições adversas e com outros utilizadores da estrada que nem sempre demonstram a atenção ou o respeito devido aos meios de emergência.
Na sequência da intervenção feita em instância própria, o comandante deixou também um apelo público. Em primeiro lugar, dirigido aos próprios bombeiros, para que “reforcem as práticas de condução defensiva e redobrem os cuidados ao volante, mesmo em contexto de urgência, como forma de reduzir o risco de acidentes e salvaguardar a segurança das equipas e das populações”.
O segundo apelo foi dirigido aos automobilistas em geral, apelando a uma “maior sensibilidade, atenção e respeito pelos veículos de emergência, lembrando que comportamentos responsáveis e preventivos na estrada podem fazer a diferença em situações críticas”.
A intervenção de Hernâni Carvalho no Conselho Nacional da LBP reforça a necessidade de uma reflexão alargada sobre a segurança rodoviária associada às missões de socorro, sublinhando que a proteção de quem protege começa também na estrada.
A Redação,
Fotos: DR




















