O Comando Territorial de Bragança, através do Posto Territorial de Vinhais deteve, no dia 1 de fevereiro, um homem de 58 anos por incêndio florestal, no concelho de Vinhais.

Em comunicado a GNR de Bragança diz que “na sequência de um alerta de incêndio, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local e apuraram que o fogo teve origem numa queima de sobrantes florestais que se descontrolou devido à não adoção das medidas de segurança necessárias, tendo consumindo cerca de 300 m2 de área florestal, motivo que levou à detenção do suspeito. No seguimento da ação foi ainda identificado um homem de 50 anos”.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Bragança.

A ação contou, também, com a colaboração dos Sapadores Florestais de Ervedosa.

A GNR relembra que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal; a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;”. E deixa o alerta “para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel”.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”, esclarece.

Jornalista: Sara Teixeira

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorSECA AMEAÇA ANTECIPAR REGA COM MENOS ÁGUA NO VALE DA VILARIÇA EM TORRE DE MONCORVO
Próximo artigoHOMEM DETIDO POR POSSE ILEGAL DE ARMA EM MIRANDELA