Um homem de 68 anos foi detido, no concelho Bragança, pelo transporte de arma de caça sem cumprir os procedimentos de segurança legalmente previstos.

De acordo com o comunicado do Comando Territorial de Bragança, a detenção ocorreu numa ação de patrulhamento no âmbito do ato venatório. Os elementos do NPA detetaram o caçador em flagrante, a circular num veículo, transportando ao seu lado uma arma de fogo carregada e municiada, pronta a disparar. De imediato a arma foi apreendida, juntamente com três munições.

O detido já foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Bragança.

A GNR relembra que “o transporte da arma de caça para e após o exercício do ato venatório faz-se com a mesma desprovida de munições, e acondicionada em caixa, estojo ou bolsa apropriada, devendo o caçador proceder regularmente à limpeza e manutenção da mesma, além de que, é proibido o exercício da caça sob a influência de álcool, estupefacientes e, substâncias psicotrópicas”.

Reforça ainda que a “arma deve ser acondicionada e guardada em local inacessível a crianças e em local diferente das respetivas munições para que dificulte a ocorrência de incidentes”.

Foto: Arquivo / Leonel de Castro / Global Imagens

Slider