Um homem com cerca de 70 anos morreu, este domingo (11), na sequência de um incêndio numa habitação em Vale de Asnes, no concelho de Mirandela. Segundo informações confirmadas pela GNR, trata-se da única vítima mortal do fogo, que deflagrou ao final da tarde. O alerta foi dado pelos vizinhos pelas 17h00.
De acordo com os dados apurados, o incêndio começou na habitação onde o homem residia sozinho. As chamas alastraram rapidamente, não dando tempo à vítima para sair em segurança. O homem acabou por ficar preso no interior da casa e foi encontrado debaixo dos escombros após o colapso da estrutura.
Os vizinhos deram conta da ocorrência através da presença de “muito fumo”, provocado pelas chamas que avançaram progressivamente e que quando os bombeiros chegaram ao local “já não havia nada a fazer”. Houve ainda relatos de que a vítima armazenava lenha dentro da casa, que era aquecida com uma lareira, o que pode ter influenciado no rápido avanço do fogo.
Por volta das 19h, aguardava-se ainda a chegada da delegada de saúde da região para proceder ao reconhecimento do corpo. A Polícia Judiciária do departamento de Vila Real já foi acionada, estando neste momento a dirigir-se para o local e ficará responsável pela investigação das causas do incêndio.
A GNR encontra-se no local desde o início da ocorrência, tendo confirmado a existência de uma vítima mortal. Desde cerca das 18h00 que os trabalhos se centram na retenção e remoção dos escombros, com o objetivo de permitir a recuperação do corpo da vítima.
Ao todo estão cerca de 20 operacionais no terreno, entre a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros de Mirandela, aguardando ainda as restantes entidades.
As circunstâncias em que o incêndio teve início estão agora a ser apuradas pelas autoridades.
Jornalista: Vitória Botelho



















