O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) está a promover, ao longo de vários dias, um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro. As atividades, focadas na plantação de espécies nativas e em ações de sensibilização, decorrem em vários concelhos da região Norte.
As comemorações arrancaram hoje, 21 de novembro, com uma intervenção de plantação na Mata Nacional do Gerês, em Calvos. O programa prossegue no dia 24, com duas ações paralelas: uma plantação junto ao Santuário de Panóias, em Vila Real, e outra em Souto, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.
A 25 de novembro será formalizado o protocolo do Projeto de Arborização de Vilar de Ouro e Cabanas, numa cerimónia marcada para as 9h30 na Casa do Careto, em Podence. O acordo envolve o ICNF, a Comunidade Local dos Baldios de Vilar de Ouro e Cabanas, o Centro de Investigação de Montanha (CIMO/IPB) e a FERTINAGRO Portugal Fertilizantes, com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros. Após a assinatura, decorrerão plantações no Baldio de Cabanas e de Vilar de Ouro, na Serra da Nogueira. No mesmo dia, está também prevista uma ação de plantação no Perímetro Florestal de Mondim de Basto, às 9h30.
Já no dia 26, o foco recai sobre o lançamento do projeto de restauro florestal de Souto e Outeiro, no Perímetro Florestal do Alvão, envolvendo os baldios locais.
As iniciativas terminam a 28 de novembro com duas ações em simultâneo: uma nova plantação no Perímetro Florestal de Mondim de Basto e uma atividade educativa dirigida a alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, na Serra de São Domingos, em Murça, no âmbito das celebrações do Dia da Floresta Autóctone para o 10.º ano.
Com esta programação, o ICNF pretende reforçar a importância da preservação das espécies nativas e sensibilizar a comunidade para o papel das florestas autóctones na conservação da biodiversidade e na resiliência dos ecossistemas.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















