A tecnológica PRIMAVERA BSS e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) reforçaram a parceria com um novo protocolo de colaboração, que prevê a disponibilização de uma plataforma de gestão Cloud de apoio à formação em regime à distância (FAD) para os cursos das áreas de Gestão, Contabilidade e Logística.

Em comunicado o IEFP diz que “este novo protocolo de colaboração prevê a formação de cerca de 6 mil desempregados por ano na utilização de software de gestão na cloud “. 

A parceria começou em 2015, abrangendo apenas os Centros de Formação Profissional da zona de Lisboa e Vale do Tejo, e em 2017 alargou-se aos 31 Centros de Formação Profissional do país, onde a partir de agora os formandos destas áreas de formação em regime de ensino à distância passam a ter acesso à utilização gratuita da solução ROSE Education, a mais recente plataforma tecnológica de gestão desenvolvida de forma nativa para utilização cloud, ou seja, a partir de um browser com acesso à internet.

António Leite, Vice-presidente do Conselho Diretivo faz notar que “o ensino à distância, que se impôs devido à crise pandémica, acabou por ser um sucesso e por registar uma elevada taxa de adesão, por essa razão é nosso propósito manter esta oferta em calendário e para isso contamos com o apoio da PRIMAVERA, um parceiro que nos tem acompanhado nesta missão de contribuir para a formação das pessoas em áreas mais tecnológicas e de gestão, competências que são cada vez mais indispensáveis para uma rápida integração no mercado de trabalho”. 

Para além da tecnologia, a PRIMAVERA disponibiliza ainda formação e certificação aos cerca de 150 formadores responsáveis por ministrar as referidas ações de formação. Além da aquisição de competências na utilização de sistemas de gestão no modelo Cloud Computing, a última geração tecnológica de soluções de gestão empresarial, os formandos terão ainda a possibilidade de obter certificação ROSE, atestando assim as competências técnicas em áreas muito procuradas pelo mercado, acrescenta. 

Até ao final de 2021, mais de 30 mil formandos dos vários centros de emprego do país frequentaram ações de formação apoiadas pela PRIMAVERA, num total de 462 turmas com acesso ao software PRIMAVERA no modelo mais tradicional. Com o novo aditamento ao protocolo, passa a ser possível também a consolidação do regime de formação à distância, ao mesmo tempo que os formandos adquirem competências em tecnologia cloud de última geração.

Este protocolo insere-se no âmbito do projeto “PRIMAVERA Education”, uma iniciativa que visa aproximar o mundo académico da realidade empresarial, e que conta com mais de 100 instituições de ensino aderentes, desde Instituições de Ensino Públicas e Privadas, até ao ensino Secundário, Profissional e Superior. 

Jornalista: Sara Teixeira

Slider