O concelho de Freixo de Espada à Cinta foi gravemente afetado por um incêndio de grandes proporções no passado dia 15 de agosto, deixando para trás um rasto de destruição e prejuízos avultados. Em resposta à tragédia, a autarquia está a mobilizar todos os esforços para apoiar a população afetada e apelou ao Governo para a declaração urgente da Situação de Calamidade.

A medida foi anunciada após uma reunião de avaliação que teve lugar na tarde desta terça-feira, dia 19 de agosto, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira. De acordo com o comunicado oficial da autarquia, foi feito “um pedido direto feito pelo autarca freixenista ao Secretário de Estado da Proteção Civil, Dr. Rui Rocha, para que o Governo decrete, com celeridade, a SITUAÇÃO DE CALAMIDADE no concelho”.

A Secretaria de Estado da Proteção Civil já terá demonstrado disponibilidade para avaliar o pedido em conjunto com o Governo. A autarquia solicitou ainda o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do seu presidente, Prof. Dr. António Cunha, e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), por intermédio da arquiteta Sandra Sarmento.

Enquanto se aguarda uma decisão oficial sobre a situação de calamidade, a Câmara Municipal informa que está em curso o levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio. Os lesados têm até às 12h30 do próximo dia 22 de agosto para comunicar os danos sofridos, devendo dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Agricultor, entre as 9h e as 17h. Para registar os prejuízos, os interessados devem apresentar documentação como o “número de IFAP, P3 das áreas afetadas, número de apicultor e número de exploração”. A autarquia anunciou ainda que irá prestar apoio direto “ao nível do alimento para o efetivo pecuário registado dentro da área afetada pelo incêndio”.

O presidente da Câmara reiterou que o município está “a tomar todas as medidas necessárias para atenuar os efeitos negativos deixados por este incêndio” e assegura que o Gabinete de Apoio ao Agricultor “continuará a acompanhar de perto esta situação”.

A autarquia deixou ainda um agradecimento público a todas as entidades envolvidas no combate ao incêndio, com destaque para os Bombeiros Voluntários, GNR, Sapadores Florestais, Juntas de Freguesia, IPSS locais, e à população que, segundo o comunicado, “se uniu na defesa do nosso concelho”.

Jornalista: Vitória Botelho

banner canal n
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorPJ DETÉM MULHER SUSPEITA DE INCÊNDIO FLORESTAL EM VILA REAL
Próximo artigoCENTENAS DE PESSOAS MARCARAM PRESENÇA NA POOL PARTY NAS PISCINAS DE MIRANDA DO DOURO