O incêndio que lavrou em Chaves, no distrito de Vila Real, entrou em fase de vigilância e rescaldo pelas 2h da madrugada desta quinta-feira, confirmou ao Canal N o comandante sub-regional da Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mora.
Na quarta-feira, o fogo causou momentos de grande aflição ao atingir o parque empresarial de Outeiro Seco, na zona industrial da Cocanha, às portas da cidade, e ameaçar a aldeia de Bustelo.
No terreno permanecem ainda 331 operacionais apoiados por 112 meios terrestres, garantindo o rescaldo e a vigilância da área ardida.
O incêndio teve origem na Galiza, Espanha, onde lavrava há vários dias, e entrou no concelho de Chaves na terça-feira. Durante a manhã de quarta-feira foi dado como resolvido, mas acabou por reativar ao final da tarde, avançando em direção a Vila Verde da Raia e Bustelo.
As chamas atingiram diversas infraestruturas, incluindo uma sucata, um armazém com toneladas de lenha, uma gráfica e um estaleiro de madeira para venda, provocando elevados prejuízos materiais.
As autoridades continuam a acompanhar a situação, assegurando que não existem, até ao momento, vítimas a registar.
A Redação,
Foto: DR