Fogo deflagrou na freguesia de Poiares e avança em direção a Martim Tirado e Macieirinha. Autarca critica demora na resposta dos meios aéreos.
Um incêndio florestal de grandes proporções que teve início esta tarde na freguesia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, obrigou à evacuação preventiva das populações dos lugares de Martim Tirado e Macieirinha. A decisão foi tomada pelas autoridades como medida de precaução, uma vez que o fogo se aproxima perigosamente destas localidades.
No terreno encontram-se 274 operacionais, apoiados por 89 viaturas, no combate às chamas. No entanto, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, mostrou-se indignado com a falta de resposta célere dos meios de apoio aéreo. “A segurança das pessoas vai estar sempre em primeiro lugar, e é vergonhoso que esteja desde as 14 horas a pedir meios aéreos sem qualquer resposta oficial. Necessitamos também de mais meios terrestres”, afirmou o autarca, visivelmente revoltado.
Segundo Nuno Ferreira, o contacto com o Secretário de Estado só aconteceu várias horas depois de um primeiro apelo. “Liguei ao Sr. Secretário de Estado e só seis horas depois me devolveu a chamada, porque dizia ter estado numa reunião”, acrescentou.
Face à gravidade da situação, as festividades em honra de Nossa Senhora dos Montes de Ermos foram canceladas por decisão do município. A prioridade, sublinhou o presidente, “é garantir a segurança de todos os munícipes”.
As autoridades continuam a monitorizar o avanço das chamas, com o dispositivo de combate a ser reforçado progressivamente. A Proteção Civil apela à população para que siga todas as indicações e se mantenha afastada das zonas de perigo.

A Redação,
Fotos: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorQUALIDADE DO AR EM CHAVES ATINGE NÍVEIS PREOCUPANTES