O Governo incluiu mais 64 freguesias de 24 concelhos à lista de freguesias afetadas pelos incêndios cujos agricultores podem recorrer ao mecanismo de apoio para a alimentação animal. Das quais 11 pertencem ao distrito de Vila Real.

Os incêndios que deflagraram nos últimos meses provocaram a destruição de muitos pastos e consequentemente a alimentação dos animais teve de ser assegurada pela aquisição de alimentos no mercado.

As 11 freguesias do distrito de Vila Real incluídas na lista de apoio são Alvadia, Ervões, Rio Torto, Valpaços e Sanfins, Vassal, Adoufe e Vilarinho da Samardã, Borbela e Lamas de Olo, Mouçós e Lamares, São Tomé do Castelo e Justes, Vila Marim e Telões e pertencem aos concelhos de Ribeira de Pena, Valpaços, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. As candidaturas para os apoios devem ser efetuadas no portal do IFAP.

Recorde-se que o Ministério da Agricultura e da Alimentação disponibilizou um apoio de 500 mil euros para os agricultores cujas explorações se situem nos territórios afetados pelos incêndios, que segundo o anexo da Portaria n.º205-B/2022 publicado em Diário da República, a 16 de agosto, é “um apoio extraordinário a atribuir aos agricultores cujos efetivos pecuários foram afetados pelos incêndios ocorridos no território continental e regulamenta as respetivas condições de atribuição”.

Jornalista: Inês Carvalho

Slider