Os eleitores que pretendam votar antecipadamente, em mobilidade, na segunda volta das Eleições Presidenciais de 2026 têm até amanhã, 29 de janeiro, para efetuar a inscrição obrigatória. A segunda volta do sufrágio está marcada para 8 de fevereiro.
De acordo com a legislação em vigor, os cidadãos recenseados em território nacional que optem pelo voto antecipado poderão exercer o seu direito no dia 1 de fevereiro, uma semana antes da data oficial da eleição. Para isso, é necessário manifestar previamente essa intenção, através do portal votoantecipado.pt ou por via postal, respeitando o prazo legal.
Além do voto em mobilidade, está igualmente previsto o voto antecipado para eleitores doentes internados, reclusos que não estejam privados de direitos políticos e cidadãos portugueses temporariamente deslocados no estrangeiro, cada um sujeito a prazos e procedimentos específicos definidos na lei.
As autoridades eleitorais apelam à atenção dos eleitores para o cumprimento dos prazos, sublinhando que a inscrição atempada é condição indispensável para poder votar antecipadamente.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR



















