O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) promove, de 17 a 22 de novembro, a 7.ª edição do Festival de Cinema Acessível (FCA), um evento que valoriza a inclusão cultural e o acesso à sétima arte para todos. Com sessões gratuitas em Bragança, Mirandela e Chaves, o festival oferece filmes com audiodescrição, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Língua para Surdos e Ensurdecidos (LSE), permitindo uma experiência adaptada a pessoas com diferentes necessidades sensoriais e cognitivas. Parte do suporte é prestada por alunos do Mestrado em Tradução do IPB.

Entre os destaques estão estreias como “Para lá da Porta” (2024), “XY” (2024) e clássicos do cinema mudo como “Nosferatu” (1922), todos com recursos de acessibilidade. Também serão exibidas produções que abordam a deficiência visual e curtas sobre cães-guia.

O FCA reforça ainda a diversidade linguística, com sessões em crioulo caboverdiano e língua mirandesa. Este ano, o festival expande-se às seis escolas do IPB e a instituições parceiras em Aveiro, Algarve e Lisboa, incluindo visitas culturais acessíveis, como ao Museu do Abade de Baçal.

O evento conta com apoio do IPB, CITED, Câmara de Bragança, Fundação Crédito Agrícola e parceria do Cine Clube de Avanca na seleção e programação dos filmes.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorACESSO À A4 CORTADO NO SENTIDO MIRANDELA-VILA REAL, TRÂNSITO DESVIADO PELA NACIONAL
Próximo artigoO IMPACTO INVISÍVEL DA DIABETES: MAIS DE METADE DOS PORTUGUESES SENTE IMPACTO DA DOENÇA NO SEU BEM-ESTAR EMOCIONAL