O Ginásio Clube Mirandelense já tem hasteada nas suas instalações a “Bandeira da Ética” atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto.
A candidatura já tinha sido aprovada, no final de Setembro, mas só no passado sábado, aconteceu a cerimónia pública do hastear da bandeira que representa o reconhecimento do IPDJ de que o clube liderado pelos antigos campeões mundiais de Kickboxing, José Pina e Sónia Pereira, “passa a ser uma entidade certificada que promove os valores éticos no desporto”, uma espécie de selo de qualidade das iniciativas desportivas.
“Estivemos a analisar a candidatura do GCM e é uma entidade que realmente merece a certificação para reconhecer o seu trabalho ao longo dos trinta anos e poderem utilizar esta bandeira da ética nas redes desportivas que eles usam”, refere Cláudia Teixeira, técnica do IPDJ.
O Ginásio Clube Mirandelense passa a integrar um grupo restrito do distrito de Bragança que detém esta bandeira física e selo digital que confere a capacidade para integrar este projeto na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto. “Ao nível do distrito, estamos a falar de muito poucos, até porque a bandeira da ética é relativamente recente, mas acredito que, da forma que está a ser divulgada esta certificação, vão aparecer mais clubes”, adianta Cláudia Teixeira.
José Pina não esconde a enorme satisfação com esta distinção. “é o reconhecimento do nosso trabalho e das nossas conquistas” e entende que se trata de “um feito histórico para o clube e para a cidade de Mirandela”.
O antigo campeão do mundo lembra que esta distinção também se deve aos muitos atletas que já passaram pelo clube, durante os seus trinta anos de vida e garante que o clube vai trabalhar para fazer jus a este estatuto e acredita que será possível manter a bandeira da ética por muitos anos.
Para o vereador do desporto do Município de Mirandela, a atribuição da Bandeira da Ética ao Ginásio Clube Mirandelense “é o reflexo da qualidade do trabalho desenvolvido e acaba por ser uma motivação para outras coletividades enveredarem pelo processo da certificação”. Orlando Pires diz ainda que esta distinção “só vem confirmar que os clubes do concelho de Mirandela merecem a confiança e todo o investimento do Município”.
O vereador lembra ainda que “há outros clubes do concelho que estão a trabalhar na certificação da qualidade, tanto ao nível dos dirigentes como dos técnicos, e certamente que vai traduzir-se numa melhor eficácia junto dos nossos jovens”.
A certificação da Bandeira da Ética será renovada, anualmente, desde que o clube cumpra os requisitos do projeto.
O Ginásio Cube Mirandelense conta atualmente com 250 atletas espalhados pelas modalidades de Kickboxing, Boxe, Muaythai e Aerokick.
Jornalista: Fernando Pires

Slider