O Município de Foz Côa esclareceu que, no passado dia 21 de janeiro, foi detetada uma não conformidade num dos parâmetros da qualidade da água do Pocinho, identificada pelo laboratório Aquavalor, entidade responsável pela monitorização no concelho.
Segundo a autarquia, a situação foi corrigida de imediato e foi solicitada uma contra-análise, em articulação com o Delegado de Saúde e cumprindo todos os procedimentos legais. Os resultados dessa nova análise ainda estão a ser aguardados, com a expectativa de que os valores regressem aos limites regulamentares.
O município lamenta a divulgação recente de um edital pela Junta de Freguesia de Foz Côa, considerando que a publicação de informação já conhecida desde janeiro gerou um alarme social injustificado.
Relativamente ao futuro, a autarquia adianta que está previsto no plano e orçamento de 2026 o desenvolvimento de um projeto para a reabilitação ou substituição do sistema de captação, adução e tratamento de água na ETA do Pocinho, com o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento à população.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR



















