A seleção nacional de Ténis de Mesa está em Cracóvia, na Polónia, a disputar os Jogos Europeus e garantiu ontem o lugar nas meias-finais, que contou com a prestação do mirandelense João Geraldo e Inês Matos, do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela.

A equipa feminina venceu a Ucrânia por 3-1 e está apurada para as meias-finais da competição. Portugal entrou a vencer, com a dupla formada por Inês Matos (281.ª) e Fu Yu (30.ª) a baterem Solomiya Brateyko (158.ª) / Anastasiia Dymytrenko (502.ª) por 3-2.

“Ficámos um puco surpreendidas por a Hanna Haponova não ter jogado, mas talvez elas tenham pensado que a Shao Jieni e a Fu Yu eram muito fortes contra jogadoras defensivas. A nível global acreditamos que temos uma equipa mais forte, por isso estávamos confiantes”, referiu Inês Matos, em declarações à ETTU (federação europeia).

Em simultâneo, a equipa nacional masculina também venceu a Roménia por 3-0 e garantiu a qualificação para as meias-finais.
Com a Roménia (24.ª equipa do ranking), Portugal apresentou no jogo de pares a dupla Tiago Apolónia (47.º) / João Geraldo (39.º), que venceu Darius Movileanu (153.º) / Andrei Ionescu (117.º) por 3-2. Numa partida em que estiveram a vencer por 2-0, Apolónia e Geraldo cederam dois sets, mas recuperaram no quinto parcial, muito renhido.

“Vencer os dois encontros, singulares e pares, pela margem mínima, foi muito difícil. A diferença entre a felicidade e a tristeza é pequena. A vitória em pares ajudou-me a ganhar ânimo para o encontro de singulares. Sabia que o Ionescu tinha vivido emoções opostas e a derrota em pares também o afetou, mas de uma maneira diferente”, afirmou João Geraldo, também em declarações à ETTU.

O mesa-tenista transmontano reconheceu que sentiu algumas dificuldades para manter a concentração no encontro com Eduard Ionescu. “Foi um jogo peculiar. Ele por vezes fazia grandes jogadas, enquanto noutras ocasiões o nível de jogo baixava. Ainda estava a tentar ganhar confiança no meu jogo e perto do fim, consegui através dos meus serviços. Percebi que simplificar as coisas funcionava melhor para mim. E além disso, quando o jogo estava em 2-2, comecei a gritar os pontos que ganhava o mais alto que podia, para me forçar a ser melhor. E à medida que o jogo se tornava mais difícil, eu jogava melhor”, concluiu.

O próximo desafio de Portugal, nas meias-finais, é vencer o adversário que será a Alemanha, tanto na competição masculina como feminina.
Segundo a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, “a equipa germânica é a 2.ª do ranking mundial, atrás da China, e é tricampeã da Europa, vice-campeã olímpica e vice-campeã do mundo”.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: COP

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n