O atleta natural de Mirandela, João Geraldo, acompanhado dos compatriotas Marcos Freitas e Tiago Apolónia, representaram Portugal no Campeonato Europeu de Ténis de Mesa.

Após uma vitória frente à Turquia por 3-0, realizada ontem, foi a vez da Seleção Nacional defrontar a Seleção da Dinamarca, composta por Jonathan Groth, Anders Lind e Tobias Rasmussen.

Geraldo, foi o primeiro da Seleção a realizar uma partida, defrontando Jonathan Groth. O dinamarquês venceu o primeiro set com um parcial de 8-11, contudo, o mirandelense venceu os próximos dois sets (11-9 e 11-8) para fazer o 2-1 e ficar próximo da vitória. Consequentemente, Groth recuperou e venceu os dois sets com parciais de 7-11 e 9-11, vencendo assim o primeiro jogo.

No jogo seguinte, Marcos Freitas defrontou Anders Lind e chegou a liderar por 2-0 (11-6 e 14-12), todavia, o dinamarquês recuperou e venceu três sets consecutivos (6-11, 7-11 e 6-11) para ganhar o jogo.

No terceiro jogo, que seria de eliminação caso Portugal não conseguisse uma vitória, Tiago Apólonia defrontou Tobias Rasmussen. O dinamarquês venceu o primeiro e o segundo set (9-11 e 11-13 respetivamente) o que agravou a situação para Apolónia, porém, o português venceu dois sets seguidos (11-4 e 11-6) para igualar o jogo, mas não foi suficiente para evitar uma derrota no quinto e último set por 7-11.

Os nórdicos triunfaram assim por 3-0, vencendo todos os jogos pela margem mínima de 3-2 e eliminando assim os vice-campeões da edição prévia, Portugal, do Campeonato Europeu de Ténis de Mesa.

Com esta disputa frente à Dinamarca, Portugal terminou em segundo lugar no Grupo E, avançando somente o primeiro classificado Dinamarca aos quartos de final.

Por: Marcos Brea

Foto: Remy Gros/WTT

Slider