O Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, campeão mundial e, recentemente, bicampeão europeu recebeu o título de Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 

A atribuição do título honorífico como forma de prestígio pelas conquistas desportivas foi tomada na reunião do conselho académico, não tendo sido anunciada data da cerimónia.

“É uma decisão, mais do que justa, merecida. Os resultados épicos do Jorge Braz, a sua capacidade de trabalho e o seu espírito de equipa justificam plenamente este reconhecimento. Na UTAD, nunca esquecemos os nossos melhores e o contributo daqueles que, por cá, deixaram a sua marca”, concretizou o Reitor da Universidade , Emídio Gomes.

Entre 2001 e 2003, Jorge Braz esteve no comando da equipa da Associação Académica da UTAD, e venceu pela primeira vez o Campeonato Nacional Universitário de futsal masculino em 2001/02. 

Fora de campo, o técnico transmontano pisou também as salas de aula do Departamento de Desporto da UTAD, onde lecionou a disciplina de futsal. 

“Enquanto docente da UTAD e treinador da equipa de futsal da AAUTAD, Jorge Braz conseguiu revolucionar a modalidade na região de Trás-os-Montes e, depois, elevar o futsal nacional a um patamar de excelência. É essa a lição que deve ser retirada: estudar na UTAD é aprender com os melhores e partir à conquista”, referiu o Reitor da UTAD.

A distinção, por parte da academia transmontana, foi elogiada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol que honra “o Selecionador Nacional, o seu caráter pessoal, a sua ética de trabalho e o seu percurso desportivo, mas também o futsal e todo o desporto nacionais”.

Fernando Gomes acredita que “pelo orgulho e apego que tem às suas raízes, que esta homenagem da Universidade, ao homem e ao profissional, será acolhida com grande emoção e gratidão”. 

Jorge Braz nasceu em Edmonton, no Canadá e começou a dar os primeiros toques na bola na aldeia de Sonim, concelho de Valpaços, de onde é a sua mãe.

Acabou por se tornar guarda-redes do Grupo Desportivo de Chaves, clube onde fez a sua formação e onde jogou como sénior. Defendeu, ainda, a baliza do Sport Clube de Vila Pouca de Aguiar.

Jornalista: Sara Teixeira 

Slider