O mirandelense, José António Ferreira, foi um dos membros convidados pela direção da Associação Nacional de Assembleias Municipais para integrar o Conselho Consultivo e Estratégico daquele organismo constituído por um grupo de trabalho restrito de apenas 3 membros.

O Mestre em História Política Institucional, na área de Administração Local e Regional e deputado municipal que exerce as funções de Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Mirandela diz-se “honrado e sensibilizado” com o convite e enumera alguns dos objetivos deste órgão consultivo. “A intenção deste órgão é de contribuir, com estudos e reflexões, para a melhoria do funcionamento das assembleias municipais e do seu papel central na vida política dos municípios, para além de auxiliar a direção da ANAM na implementação de instrumentos que possibilitem uma melhor eficácia e eficiência do funcionamento das assembleias municipais e ainda tentar sensibilizar os decisores políticos legislativos para o aperfeiçoamento da legislação autárquica ao nível eleitoral e regime de competências e funcionamento”, conta.

José António Ferreira garante que não vai desperdiçar esta oportunidade. “Tentarei dar o meu melhor contributo e empenho pessoal, por forma a honrar o Município de Mirandela, a Assembleia Municipal de Mirandela e a sua Mesa que integro, em prol do Poder Local e dos seus órgãos, nomeadamente na valorização das assembleias municipais”.

José Ferreira reforça a importância deste convite pelo facto de estar junto de outras duas figuras nacionais de relevo: José Augusto Carvalho, Ex-Secretário de Estado da Administração Local, ex-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e atual Presidente da Assembleia Municipal e ainda- Adriano Pimpão, ex-Reitor da Universidade do Algarve. “Retirarei grandes ensinamentos mas esperando também dar o meu forte contributo”.

Diz ser um desafio enorme, até porque “a Associação Nacional de Assembleias Municipais já representa cerca de 7 milhões de Munícipes de todo o País porque neste grupo temos as assembleias municipais de maior dimensão populacional do país”, diz.

José António Ferreira a integrar o grupo restrito de 3 membros do Conselho Consultivo e Estratégico da Associação nacional das Assembleias Municipais. O mirandelense entende que este convite reflete o que tem sido o seu investimento no conhecimento académico do funcionamento dos órgãos de poder local e as obras de sua autoria já editadas sobre esta temática.

Jornalista: Fernando Pires

Slider