António Alberto, um mirandelense de 24 anos, venceu o prémio “Jovem Talento da Gastronomia 2020″, na categoria de arte de mesa, promovido pela Inter Magazine, uma das revistas mais conceituadas da gastronomia em Portugal, que pertencem ao portfólio de publicações das Edições do Gosto.

António Alberto, que frequenta a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, foi um dos vencedores nas diversas categorias desta 9ª edição do concurso que teve as finais realizadas na Escola Profissional de Esposende.

António Alberto confessa que não se sentia preparado o suficiente para ganhar este concurso. “Concorri com o intuito de dar valor ao meu investimento na formação e no meu jovem percurso profissional e de certa forma valorizar-me no mercado de trabalho. Para ser sincero não me sentia 100 por cento preparado para vencer, mas fiz uma excelente prova”, diz.

O descreve o que apresentou neste concurso para convencer os jurados a atribuir-lhe a vitória. “Fiz um teste escrito e na parte prática tive de fazer uma mise en place surpresa para duas pessoas. Tive de fazer duas harmonizações de duas bebidas com dois pratos, apresentar um corte de queijos e harmonizá-lo com um vinho português”, conta António Alberto.

“Tentei valorizar os produtos da região Norte, e criar uma viagem gastronómica sem deixar de passar na minha terra, Mirandela, e quero agradecer à padaria Seramota por me ter fornecido uma espetacular bola de azeitonas que foi um elemento diferenciador como complemento à tábua de queijos que criei e que impressionou bastante os jurados”, refere.

Este concurso é um importante ponto de contacto dos jovens em construção de carreira com toda a comunidade gastronómica e funciona como uma rampa de lançamento para os participantes, estimulando a aprendizagem e aumentando o leque de oportunidades. Que o diga António Alberto, já com várias propostas em carteira para analisar após ter vencido o prémio de jovem talento da gastronomia. “Está muita coisa a acontecer e estou muito feliz por isso. Propostas de trabalho de restaurantes de topo e está a ser muito bom ver que o meu esforço e dedicação finalmente está a ser reconhecido e terei a oportunidade de ingressar num restaurante de outro nível. Estou na fase de ponderação porque todos os dias estão a aparecer coisas novas”, conta.

Após terminar o 12º ano, em Mirandela, António Alberto rumou ao Porto para ingressar na escola de hotelaria e turismo onde terminou o curso de gestão de restauração e bebidas. Fez várias formações complementares e agora está a tirar o curso de Gestão e Administração Hoteleira.

António Alberto confessa que não tem sido um percurso fácil. “Comecei num pub no Porto, já passei por um hotel de cinco estrelas, fiz diversos serviços de catering, estive num restaurante conceituado na Foz do Douro e enquanto isso procurei sempre conciliar com o meu percurso académico”.

E para o futuro, António Alberto tem definidos três grandes objetivos. “A curto prazo pretendo adquirir o máximo de experiência profissional possível e conhecimentos com os melhores chefes do país. O segundo objetivo, a médio e longo prazo, é ser diretor do departamento de comidas e bebidas de um hotel e por fim quando estiver a terminar a carreira gostava de poder ser formador e passar os meus conhecimentos às futuras gerações”.

As metas a atingir traçadas ao pormenor pelo jovem talento da gastronomia 2020.

Jornalista: Fernando Pires

Slider