A confeção do fumeiro continua a ser um dos principais símbolos da identidade cultural de algumas terras do Norte Interior, como Vinhais, cuja Feira do Fumeiro assume a capa de rosto do concelho. Num território marcado pelo envelhecimento da população, o envolvimento dos jovens assume um papel decisivo na preservação deste saber-fazer tradicional, transmitido de geração em geração.

A autarquia demonstra a preocupação em criar medidas para que sejam cada vez mais jovens a interessar-se pela produção artesanal de fumeiro, garantindo a continuidade de práticas ancestrais e contribuindo para a valorização económica e cultural do território.

Para Luís Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, o envelhecimento do setor é notório e para combate-lo é fulcral atrair jovens para garantir o futuro do fumeiro. “É um facto que a maior parte dos produtores já tem uma idade considerável… É verdade que é uma preocupação renovar cada vez mais os produtores”.

A importância do fumeiro na vida do concelho reflete-se também na realização da tradicional Feira do Fumeiro, que conta com mais de quatro décadas de existência e funciona como uma montra do trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos produtores locais. A 46ª edição, conta com cerca de 400 mil euros de investimento, que a autarquia reconhece como sendo “cada vez mais importante e significativo, não no aspeto financeiro, mas na mais valia que é a dinamização e o nome que este evento leva do concelho não só ao país mas também ao estrangeiro”. Serão mais de 450 expositores, por volta de 70 dedicados exclusivamente ao fumeiro, um aumento de dois produtores face a 2025, dado este que a autarquia reconhece como “importante”, sobretudo por serem “mais dois produtores jovens”.

Luís Fernandes considera que este crescimento “é fruto das medidas que o município tem tomado, e que vai continuar a tomar, no sentido em que mais jovens acabem por apostar nesta área tão importante do fumeiro, e sobretudo que os ajude a fixar no concelho e que percebam que isto é uma mais valia, porque é um produto que vende facilmente e que a procura é muito grande, e pode também ser rentável.” Dá ainda nota da importância dos incentivos e apoios aos jovens do concelho, que considera terem o privilégio de “aprender com aqueles que fizeram e construíram o fumeiro de Vinhais e lhe deram este nome.”

O autarca finaliza reforçando a importância da preservação da cultura gastronómica, sublinhando que “o mais importante que nós temos que fazer é agradecer as pessoas que ano após ano continuam a fazer o fumeiro”.

A 46ª edição da Feira de Fumeiro de Vinhais decorre de 5 a 8 de fevereiro.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorREVISTA MEMÓRIA RURAL APRESENTA EDIÇÃO DEDICADA À MEMÓRIA DAS COMUNIDADES RURAIS