Ontem, 11 de abril, Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, assumiu como principal prioridade a redução da carga fiscal suportada pelas famílias e empresas, com particular atenção aos jovens até aos 35 anos, que passarão a pagar menos dois terços de IRS face à atual situação.

Num discurso na Assembleia da República, no debate sobre o Programa do Governo, o titular da pasta das Finanças lembrou o “elevado esforço fiscal” que recai sobre os portugueses e que os “impede a criação de riqueza, atração de investimento, geração de emprego e melhores salários”.

Promovendo essa valorização salarial, o Governo propõe avançar com uma taxa máxima de IRS de 15% (com exceção do último escalão) para os jovens até aos 35 anos, o que significa que os “nossos jovens irão pagar menos 2/3 de IRS face à sua situação atual”. 

Esta descida que não se aplica apenas aos mais novos. “Vamos dar prioridade, dentro da margem orçamental que exista nestes quatro anos, a reduzir as taxas de imposto no IRS”, referiu o ministro.

De relembrar que, na abertura do debate parlamentar, Luís Montenegro avançou que o Governo aprovará, já na próxima semana, uma alteração ao Código do IRS, “introduzindo uma descida das taxas de IRS sobre os rendimentos até ao 8.º escalão” – o que “vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses, especialmente sentida na classe média”. 

Jornalista: Lara Torrado

Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n