A presidente da câmara de Mirandela admite que pode ser necessário recorrer ao isolamento comunitário se começarem a aparecer casos nas aldeias do concelho. “Tendo um infetado numa aldeia, devemos isolar essa aldeia. O Município tem tomado algumas decisões pró-ativas em relação ao que está a acontecer no resto do distrito. Estamos a antecipar porque nós tivemos o primeiro caso que teve muitos contactos. Neste momento não sabemos quem está infetado, porque há muitos casos assintomáticos e falsos negativos”, adianta Júlia Rodrigues.
Este alerta vai ao encontro da preocupação manifestada, já esta quarta-feira, pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança que apela à identificação de emigrantes que estejam de regresso por estes dias à região.
O sinal de alerta acontece depois de um emigrante natural de Lagoa, concelho de Macedo de Cavaleiros, ter dado positivo no teste ao coronavírus.
Para que outros casos não aconteçam, a autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues, pede a todos os que regressem às aldeias que se mantenham isolados socialmente, protegendo assim a população mais vulnerável ao vírus. “O regresso de alguns emigrantes e famílias dos grandes centros urbanos ao nosso concelho traz um problema acrescido. Temos estado em contacto com os presidentes de junta para sensibilizarem as pessoas para fazerem o isolamento social e não contactarem com pessoas das aldeias porque há muita gente idosa que é mais vulnerável”, alerta a autarca.
Entretanto, a Câmara de Mirandela, no âmbito das medidas extraordinárias e de carácter urgente, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Nordeste, procedeu à instalação de contentores para permitir uma triagem mais eficaz, assegurando circuitos corretos e evitando cruzamentos de doentes com sintomas respiratórios de outros doentes.
“Colocamos três contentores no heliporto do hospital, porque foi o local selecionado pelas autoridades de saúde, uma vez que só ali havia ligação de saneamento. Estará sempre disponível o a aeródromo para situações de emergência e de aterragem do helicóptero” acrescenta.
Júlia Rodrigues aconselha a população a ficar em casa. “Qualquer necessidade de medicamentos e alimentos, principalmente para os mais idosos, está a ser articulada, com as juntas de freguesias e a rede de farmácias do concelho também está em articulação como serviço municipal de proteção civil para fazer chegar esses medicamentos”, refere.
A autarca mirandelense revela ainda que haverá uma redução de contacto com contentores de lixo comum. Durante o processo de recolha, os contentores ficarão abertos de forma a evitar que os utilizadores tenham de entrar em contacto com os mesmos.
Jornalista: Fernando Pires
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorPROTEÇÃO CIVIL APELA À POPULAÇÃO PARA IDENTIFICAR EMIGRANTES QUE VENHAM PARA A REGIÃO
Próximo artigoCOVID-19: CÂMARA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES ENCERRA ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO