A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro juntamento com a empresa Jopauto desenvolveu um sistema de segurança e anticapotamento de tratores. Este projeto visa prevenir os acidentes com estas máquinas agrícolas em zonas de montanha.

Trata-se de um kit de estabilizadores colocados nos tratores estreitos de forma a evitar o capotamento. O sistema funciona através de um sensor que, quando o trator atinge 20% de inclinação lateral, o macaco hidráulico abre e o dispositivo é lançado a 45 graus, de forma a permitir que o trator fique estável.

Os acidentes através de capotamento de tratores são uma das principais causas de morte no trabalho agrícola em Portugal. “Sempre me fez confusão a quantidade de acidentes que há”, afirmou Fernando Santos, investigador da UTAD, à agência Lusa.

Daniel Lopes, da empresa Jopauto, partilha a mesma preocupação e acredita que “este kit salvará vidas”. “É isso que mais nos preocupa, porque há muitas mortes em acidentes de tratores por ano e, no Douro, somos uma região propícia a capotamentos (…) A nossa preocupação é mitigar este tipo de acidentes”, justificou.

Desta forma, os investigadores desenvolveram este dispositivo que é colocado nas laterias do trator e que é acionado automaticamente através de um sensor de inclinação.

O protótipo já foi testado em patamares estando, agora, a ser testado com o uso de alfaias agrícolas acopladas na parte frontal do trator.

Para já ainda se trata de um protótipo, mas, segundo o responsável, o dispositivo poderá vir a ser comercializado por um preço a rondar entre os 7.500 a 10.000 euros.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorULS DO NORDESTE PROMOVE PROJETO DE LITERACIA EM SAÚDE NO DISTRITO DE BRAGANÇA
Próximo artigoPASSEIO MICOLÓGICO PROPÕE DESCOBERTA DE COGUMELOS SELVAGENS EM ALFÂNDEGA DA FÉ