O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, acolhe, no dia 14 de dezembro, as comemorações do 24.º aniversário da inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial da UNESCO. A cerimónia, promovida pela CCDR Norte, CIM Douro e Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, tem início às 15h e integra também as celebrações dos 20 anos da Convenção da UNESCO sobre a Diversidade das Expressões Culturais.
O programa conta com a apresentação do espetáculo inédito “Douro, Património de Diversidades”, uma criação artística concebida com a participação das comunidades escolares dos 19 municípios que integram a paisagem cultural classificada. Durante 90 minutos, quase duzentos alunos, de vários níveis de ensino, dão vida aos elementos identitários dos seus concelhos através da dança contemporânea, da música, de leituras encenadas e de interpretações das tradições locais.
Guiados pelos Professores Embaixadores do projeto, os jovens levam ao palco rituais, sabores, memórias e sonoridades que recolheram e reinterpretaram nas escolas, num exercício de cocriação que pretende revelar a diversidade cultural e a vitalidade do território duriense.
Esta celebração pretende reforçar o compromisso das instituições e das comunidades na defesa e valorização do Alto Douro Vinhateiro, reconhecido desde 2001 como Património da Humanidade.
Jornalista: Luís Eduardo Lopes
Foto: CCDR – Norte




















