A Câmara Municipal de Lamego vai construir quatro centros cívicos nas freguesias rurais de Valdigem, Cambres, Lalim e Britiande, com o objetivo de dinamizar a vida cultural, social e económica local e apoiar as associações das comunidades.
O primeiro projeto, já em fase de construção, está localizado em Valdigem e resulta da requalificação de uma estrutura de betão erguida há mais de 20 anos, mas que nunca chegou a ter qualquer utilização. A intervenção representa um investimento de 1.178.414,43 euros, co-financiado pelo Programa Operacional Regional Norte 2030.
O município prevê também a construção de centros cívicos em Cambres, Lalim e Britiande. Em Cambres, o futuro equipamento ficará situado no centro da vila, junto ao campo de futebol, e o concurso público para adjudicação da obra já está em curso. O investimento previsto ascende a 921.062,71 euros.
Segundo o presidente Francisco Lopes, estes espaços “vão ser equipamentos polivalentes, ajustados à especificidade de cada freguesia, para apoiar as associações e as atividades locais”.
A par destes projetos, a autarquia está também a requalificar a antiga escola primária de Sande, que será transformada em albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago, do Caminho dos Monges e da Rota da EN2.
Com esta rede de novos centros cívicos, a autarquia lamecense pretende criar polos de convívio, formação e cultura, reforçando o papel das freguesias rurais no desenvolvimento equilibrado do concelho.
Jornalista:Luís Lopes
Foto: CM Lamego



 
            








 
		


