A vila de Lazarim, no concelho de Lamego, revive na segunda-feira, dia 10, pelas 18 horas, uma das suas tradições mais emblemáticas: a reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho.

A iniciativa, é promovida pelo Município de Lamego, com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.

Em tempos antigos, esta procissão era organizada pelas pessoas mais humildes da aldeia e contava apenas com a presença de homens Durante o percurso pelas ruas, os participantes entoavam uma cantiga tradicional, esperando que os moradores lhes oferecessem um copo de vinho. Caso tal não acontecesse, o dono da casa era, em tom de brincadeira, “excomungado”.

Com o objetivo de preservar e valorizar o património material e imaterial da região, o Município de Lamego pretende, através desta recriação, reforçar o vínculo entre a comunidade e as suas tradições.

No final, o programa inclui o tradicional magusto de São Martinho, aberto à participação de todos os visitantes.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: Central Press

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Artigo anteriorDOIS MINUTOS PARA DIREITOS HUMANOS: ALERTA PARA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA EUROPA, SUDÃO, FRANÇA E BRASIL
Próximo artigoOPINIÃO: DEMOCRACIA GLOBAL À ESCALA LOCAL: O EXEMPLO DO NOBEL DA PAZ DE 2025