A vila de Lazarim, no concelho de Lamego, revive na segunda-feira, dia 10, pelas 18 horas, uma das suas tradições mais emblemáticas: a reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho.

A iniciativa, é promovida pelo Município de Lamego, com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.

Em tempos antigos, esta procissão era organizada pelas pessoas mais humildes da aldeia e contava apenas com a presença de homens Durante o percurso pelas ruas, os participantes entoavam uma cantiga tradicional, esperando que os moradores lhes oferecessem um copo de vinho. Caso tal não acontecesse, o dono da casa era, em tom de brincadeira, “excomungado”.

Com o objetivo de preservar e valorizar o património material e imaterial da região, o Município de Lamego pretende, através desta recriação, reforçar o vínculo entre a comunidade e as suas tradições.

No final, o programa inclui o tradicional magusto de São Martinho, aberto à participação de todos os visitantes.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: Central Press

IMG_9798
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorDOIS MINUTOS PARA DIREITOS HUMANOS: ALERTA PARA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NA EUROPA, SUDÃO, FRANÇA E BRASIL
Próximo artigoOPINIÃO: DEMOCRACIA GLOBAL À ESCALA LOCAL: O EXEMPLO DO NOBEL DA PAZ DE 2025